PMM recompõe Praça da Matriz

A praça da Matriz, que deverá ser entregue em novembro para a população, recebeu nesta quarta-feira (13), mudas de oitizeiros que fazem parte do processo de recomposição do seu conjunto arbóreo. A espécie, predominante na área, foi plantada em canteiros que deverão formar o paisagismo da praça. No total, serão plantadas 32 árvores dessa espécie em canteiros onde já existiam oitizeiros e áreas onde ainda não havia, a exemplo do passeio público, em frente ao Terminal da Matriz.

A praça possui, ao todo, 163 árvores, incluindo as novas plantadas. De acordo com o Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas, o plantio integra as ações do Projeto Arboriza Manaus e vai ser realizado em etapas. Os primeiros oitizeiros foram plantados em março deste ano, na lateral do passeio do Relógio Municipal (um total de 16).

“A arborização é um importante componente do processo de revitalização do complexo da Praça da Matriz e obedece ao cronograma de trabalho estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para a entrega das obras, que já se encontram na reta final”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. Os novos canteiros ficam situados no entorno do xafariz e receberão também espécies ornamentais.

O diretor de Arborização e Paisagismo em exercício da Semmas, Deyvson Braga, explica que o oitizeiro é a espécie predominante em toda a extensão de intervenção do projeto. “As mudas foram selecionadas para recompor as áreas onde não havia mais árvores seja porque morreram ou por terem sido suprimidas ao longo dos anos”, afirmou o diretor. Segundo ele, o oitizeiro tem uma importância histórica para o logradouro, além de ser uma espécie apropriada para o espaço. Possui copa esbelta, fornece bastante sombra e é resistente a pragas e a podas, precisando apenas de espaço permeável suficiente para as raízes.

“Por todas essas características o oitizeiro se sobressai”, afirma Deyvson. Até o final do mês, após o término das obras civis, outras 20 árvores da mesma espécie serão plantadas no passeio público da pista lateral do Terminal da Matriz. Além da arborização, serão implantados também jardins em todas as áreas, com espécies ornamentais, a exemplo de ixora, ibisco, singônio, levando em conta sempre a adequação de cada espécie à luminosidade no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *