‘Consultório de Rua’ vai à Grécia

O trabalho da equipe multiprofissional do programa “Consultório de Rua”, desenvolvido em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi escolhido pelo Conselho Internacional de Serviço Social e Direitos Humanos – The Council of International Fellowship (CIF) – para ser apresentado na 32ª Conferência Internacional do CIF, que será realizada na cidade de Kalamata, na Grécia, de 18 a 23 de setembro.

“A participação da equipe é uma oportunidade de aprender com as experiências realizadas em diversos outros países, de iniciativas e políticas públicas e da sociedade civil para a diminuição das desigualdades sociais, bem como de dar visibilidade internacional para o trabalho desenvolvido”, destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

O Conselho Internacional de intercambio em Serviço Social e Direitos Humanos é uma instituição internacional que reúne pesquisadores e profissionais da área de Serviço Social e Direitos Humanos em todo o mundo para discutir e socializar experiências de políticas e projetos para a diminuição das desigualdades sociais no mundo, dentre eles o Brasil.

O programa Consultório de Rua desenvolve um trabalho dedicado que faz chegar saúde às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital. Recentemente, com a chegada de centenas de indígenas venezuelanos, a atividade ficou ainda mais intensa para que esses migrantes pudessem receber atendimento de saúde e não desenvolvessem problemas decorrentes da situação de risco social. Essa experiência também encorpou o trabalho dos profissionais da equipe do programa que hoje é formada por um coordenador, uma assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira e dois técnicos em enfermagem.

Deixe uma resposta