Bloco de vidro gera energia

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, desenvolveram um bloco de vidro com células solares. A ideia é ”simples”, com a disseminação da nova tecnologia, será possível construir uma casa ou até mesmo prédio inteiro usando blocos que geram energia na fachada.

O bloco foi batizado de Solar Squared, e testes feitos na universidade mostraram que eles garantem isolamento térmico e permitem que a luz natural entre nos edifícios.

Estudos indicam que os edifícios consumam mais de 40% da eletricidade produzida em todo o mundo e esta tecnologia permitirá a produção de eletricidade no local em que a mesma é usada. Outra vantagem importante, de acordo com os pesquisadores, é que os novos blocos solares podem ser usados em projetos novos ou em até mesmo reformas.

A equipe da Exeter criou uma start up, a Build Solar, para assim desenvolver melhor o produto. A empresa busca agora investidores para levá-lo ao mercado ainda em 2018.

O Dr. Hasan Baig , um dos fundadores da Build Solar e pesquisador do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Exeter explica em uma publicação no site da universidade que os blocos desenvolvidos pelo grupo têm melhor isolamento térmico do que os blocos de vidro tradicionais, além de fornecer energia ao edifício.

“Agora está claro que o mundo está se voltando para um sistema de energia distribuída, dos quais uma proporção crescente é a energia renovável. Isto é, juntamente com a mudança para veículos elétricos, significará oportunidades substanciais para novas formas de gerar eletricidade no ponto de uso “, afirma o co-inventor Jim Williams no mesmo documento divulgado pela universidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *