Oito bairros promovem festival folclórico no fim de semana

Manaus (AM) – Neste fim de semana, oito festivais folclóricos nas cinco zonas de Manaus entram na programação gratuita das festividades juninas na cidade. Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e recebem apoio de palco, iluminação, banheiros químicos, tablados ou equipamentos similares.

Na zona Sul, a festa ficará por conta do VI Festival Folclórico LGBT na Roça, que acontecerá neste domingo, 16/6, a partir das 17h, na rua José Clemente, Centro. Na programação, danças como ciranda, quadrilha, duelos, grupos de funk e swingueira. A música ficará por conta de Mirella Cortez, cover Glória Groover e com DJs Thayza Rodrigues, Naomy Lopes e Gabriel Medeiros, tocando o melhor do pop, funk e brasilidades.

Segundo a organizadora do evento, Bruna La Close, o festival folclórico LGBT permite que o público se sinta mais à vontade para brincar com liberdade na rua, sempre levantando a bandeira do respeito ao próximo, independentemente de suas escolhas.

“O evento reúne, claro, todo esse movimento LGBT, mas é livre para todos os simpatizantes, todos aqueles que têm a mente aberta para integrar e aproveitar a festa conosco. Estamos muito felizes por ver o nosso evento crescendo e sendo realizado com sucesso, fruto de muito esforço e dedicação para darmos vez e voz a toda a população LGBT”, disse Bruna.

Ainda na zona sul acontece o tradicional Festival Folclórico do Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 que teve início na sexta-feira, 7/6. Também na programação das festividades da zona Sul, acontece o Arraial do Graúna, nos dias 14, 15 e 16/6, a partir das 18h, na rua Afonso Pena, Praça 14.

Centro-Sul

De 12 a 16/6 acontece no Parque dos Bilhares, localizado na avenida Constantino Nery, São Geraldo, o 1º Festival de Cultura Popular. O evento conta com apresentações de grupos de danças folclóricas, quadrilhas juninas e cirandas.

Já na rua Brasil, s/nº, no bairro Nossa Senhora das Graças, acontece o Festival Folclórico do Parque Amazonense, de 14 a 16/6, 21 a 23/6 e 28 a 30/6, a partir das 19h. Além das tradicionais danças folclóricas, o evento prepara apresentações musicais e barracas de comidas e bebidas típicas.

Oeste

Em alusão ao Dia de Santo Antônio, comemorado no dia 13/6, a Paróquia de Santo Antônio, situada na rua Padre Francisco, nº 350, no bairro de mesmo nome, realiza o Arraial de Santo Antônio, uma programação recheada ao santo conhecido como o “casamenteiro” e “das causas impossíveis”. A festividade inclui missa, procissão e arraial durante os dias 14 e 15/6, a partir das 18h.

E integrando as festividades juninas na zona Oeste, de 14/6 a 16/6 e 21/6 a 23/6, a partir das 19h, acontece o 23º Festival Folclórico da Paz, no campo de futebol, na rua Chico Mendes, bairro da Paz. Seguindo a tradição, a edição trará ao campo música, manifestações folclóricas, brincadeiras e muita comida típica.

Leste

Durante os próximos três finais de semana de junho, a partir das 18h, a rua Dendê, situada na terceira etapa do bairro Zumbi dos Palmares receberá o 15° Festival Folclórico do Bairro Zumbi dos Palmares. A edição realizará uma programação com direito a comidas típicas, músicas e apresentação de danças folclóricas.

Ainda na zona Leste acontece nos dias 14,15 e 16/6, a partir das 15h, o 20° Festival Folclórico da Avenida Beira-Mar. O evento reunirá os principais itens das festividades juninas no Conselho do Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), situado na rua Ouro Preto.

Outros festivais

Dando continuidade às programações, de 14 a 16/6 e 21 a 23/6, o Festival Folclórico do Canaranas ocorre no conjunto Canaranas, na rua Lagoa da Pedra, no bairro Cidade Nova, zona Norte. A programação conta com swingueira, danças e quadrilhas, bem com como desfile da boneca-viva, escolha da rainha do Festival e rainha da Diversidade, além de um desfile de moda.

Ainda na zona Norte, de 14 a 16/6 e 21 a 23/6, acontece o 25º Festival Folclórico do Bairro Amazonino Mendes, no Campo do Lidam, nº 500, Mutirão. Nas mesmas datas, ocorre também o Festival Folclórico do conjunto Renato Souza Pinto 1, a partir da 19h, na rua Professor Manuel Belém, no bairro Cidade Nova.

Os Festivais Folclóricos dos Bairros apoiados pela prefeitura seguem até o dia 1° de setembro. A programação completa está disponível no portal Viva Manaus, pelo link https://vivamanaus.com/festivais2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *