‘O cinema de Trinh T. Minh-Há’ acontece neste sábado

Manaus (AM) – O lançamento do livro “O Cinema de Trinh T. Minh-Há”, do escritor Gustavo Soranz, acontecerá neste sábado, 2/11, a partir das 17h, no Impact Hub, na avenida Ephigênio Salles, no bairro Aleixo, na zona Centro-Sul. O livro, contemplado pelo edital de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus, aborda a trajetória da cineasta e musicista vietnamita, radicada nos Estados Unidos, desde a década de 70, englobando a antropologia, o cinema e as artes visuais.

O autor do livro destacou sua relação com as obras de Minh-Há e explicou que as pesquisas serviram como base para seu doutorado. “Eu conheci o trabalho dela por meio da Mostra Amazônica do Filme Etnográfico – ocorrida entre 2006 a 2011, voltada a documentários. E essa pesquisa de obras de cinema experimental dela, à época, serviu como base para o meu doutorado que durou quatro anos e meio de pesquisa”, contou.

Para Soranz, uma das maiores dificuldades na análise da filmografia perpassa pela categorização, já que Minh-Há não adota essas divisões em seus filmes. Além disso, o professor destacou que a cineasta foca seus trabalhos na teoria antropológica, como enfoque no processo entre o filmado e quem filma a ação.

Na cerimônia de lançamento do livro no sábado, os exemplares do livro serão vendidos por R$ 30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *