Começa a 2ª etapa do Projeto ‘Notas Sobre Ela’

Manas (AM) – Inicia nesta terça-feira (26), a segunda etapa de apresentações do projeto “Notas Sobre Ela”, da Rede Panorando Produções Artísticas, contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus.

O espetáculo de dança urbana aborda a força da mulher na sociedade por meio da prática artística e percorre Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), em diferentes zonas de Manaus.

A primeira etapa de apresentações foi realizada de 14 a 25/11, em cinco Cejas da cidade, e agora passa por mais cinco escolas da rede pública.

Segundo o diretor da Rede Panorando Produções Artísticas, Fábio Moura, a experiência das primeiras apresentações do espetáculo, que trabalha aspectos como desigualdade e violência contra a mulher, tem proporcionado uma grande troca de experiências, ensinamentos e respostas positivas diante da temática do espetáculo.

“Tem sido uma experiência muito diferenciada para nós, pois o espetáculo trata de assuntos muito atuais, como violência contra a mulher, feminicídio, entre outros, e temos percebido uma participação muito expressiva das alunas, dos professores e colaboradores, questionando o processo de criação do espetáculo, assim como também relatando vivências do dia a dia. É uma experiência muito enriquecedora para todos nós, importante também para o amadurecimento do espetáculo”, ressaltou Fábio.

As apresentações iniciam sempre às 18h, com exceção do Ceja Prof. Samuel Benchimol, em que o espetáculo iniciará às 9h. Ao final de cada encenação, é realizado um bate-papo, que abre espaço para os espectadores tirarem dúvidas sobre a criação e produção do espetáculo, como também sobre estratégias e dificuldades sobre a categoria artística da capital amazonense.

Além das apresentações, cada Ceja receberá, ainda, uma oficina artística, que possibilitará aos estudantes, professores e colaboradores, experiências na prática artística.

“Notas Sobre Ela”

Criado em 2017, o espetáculo “Notas Sobre Ela” participou já no seu ano de estreia do 7º Festival Amazonas de Dança (FAD) e do Projeto Sesc Dança em Foco. No total, foram realizadas nove apresentações do trabalho ao longo daquele ano, ocupando espaços como o Teatro Amazonas e o Teatro da Instalação.

Em 2018, o espetáculo foi convidado para participar da programação do evento Palco Hip Hop, realizado anualmente na cidade de Belo Horizonte (MG).

O trabalho também integrou o projeto Amazonas em Movimento, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), em que foi apresentado na Escola de Tempo Integral Manoel Severiano.

Panorando

Fundada no final de 2016, com uma proposta de integração entre egressos de diferentes cursos de artes em Manaus, a Rede Panorando se estabeleceu como produtora de eventos, com especialidade em montagem de espetáculos de dança e teatro. Entre os projetos da Panorando, se destaca o Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance.

A Rede já participou de alguns importantes eventos, como a Semana de Teatro da UniRio (RJ-2017), Projeto Sesc Dança em Foco (AM-2017), 7º Festival Amazonas de Dança (AM-2017), Palco Hip Hop (MG-2018), 8º Festival Amazonas de Dança (AM-2018), 13º Festival de Teatro da Amazônia (AM-2018) e 13ª Mostra de Teatro do Amazonas (AM-2019). Em 2018, a Panorando recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Troféu Jurupari), pela realização do Festival 5 Minutos em Cena.

Programação

Terça-feira, 26/11 – 9h
Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Samuel Benchimol
Endereço – Rua 14, n° 105, Conjunto Residencial O. Monteiro I – São José Operário

Quarta-feira, 27/11 – 18h
Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida
Endereço – Rua Barreirinha, nº 500 – São José Operário

Quinta-feira, 28/11 – 18h
Escola Municipal Prof. Agenor Ferreira Lima
Endereço – Rua Caiana, 375 – Aleixo

Sexta-feira, 29/11 – 18h
Escola Municipal Senador Fábio Lucena Bittencourt
Endereço – Rua Itaji, nº 122 – Nova Esperança

Quinta-feira, 5/12 – 18h
Escola Estadual Padre Pedro Gislandy
Endereço – Rua Belo Horizonte, s/n – Compensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *