Belarmino registra 138 anos de emancipação política de Barreirinha

Manaus (AM) – Com Voto de Parabenização aprovado pela Assembleia Legislativa, o deputado Belarmino Lins (PP) destacou o aniversário de 138 anos de emancipação política de Barreirinha, a ser comemorado em 09 de junho.

“Com muita alegria, registro o aniversário da querida cidade de Barreirinha, comemorado em 09 de junho, cidade bem administrada pelo jovem prefeito Glênio Seixas, experimentando significativos avanços socioculturais, econômicos e de políticas públicas, e nesse sentido temos também que enfatizar as ações do ex-prefeito Gilvan Seixas, que muito fez pelo município”, disse o parlamentar.

Distante da capital 331 km, com população calculada em 31.593 habitantes, Barreirinha sobressai, no âmbito turístico e cultural do Estado, por suas manifestações folclóricas com forte influência indígena. “A propósito, vale a pena registrar a performance cultural de Thiago de Mello, um dos maiores poetas do País e do mundo, orgulho de Barreirinha”, afirmou Belarmino, também ressaltando a tradicional festa religiosa de Nossa Senhora do Bom Socorro, comemorada anualmente com grande participação do povo da cidade e comunidades vizinhas, no Baixo Amazonas.

Consta nos registros oficiais da história que em 09 de junho de 1881, pela Lei Provincial n.º 539, Barreirinha conquistou sua emancipação política ao ser elevada à categoria de Vila, desmembrada do município de Parintins. Logo, sua elevação à condição de cidade, ocorrida por força da Lei Estadual n.º 68, de 31 de março de 1938, chancelou em definitivo sua plenitude política-administrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *