Começa a 5° Edição das Municipíadas

Aproximadamente 1,7 mil estudantes de 55 escolas participarão das atividades desportivas da 5ª edição das Municipíadas do Noturno, que serão realizadas entre os dias 25 de setembro e 4 de outubro. Com o tema “Cultura de Paz e Solidariedade: Construindo uma Sociedade onde Todos Têm Direito de Aprender” e “Aluno alfabetizado, Garantia de Sucesso: Compromisso de Todos”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na noite desta segunda-feira, 18/9, no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul, a cerimônia de abertura com alunos, professores, responsáveis pelos estudantes e convidados.

As modalidades disputadas na 5ª edição do evento são: futsal, voleibol, queimada, tênis de mesa, lance livre, dama e dominó. As Municipíadas do Noturno têm o objetivo de promover a socialização e inclusão social, bem como auxiliar nas ações de combate ao abandono escolar dos alunos do turno da noite, além de aprimorar as habilidades motoras e cognitivas, por meio do desporto escolar.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, explicou que o evento conta com todos os segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que, este ano, contará com a participação de aproximadamente 200 idosos do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi). Euzeni ressaltou, ainda, que a ação promove a formação integral de estudantes do noturno por meio do desporto.

“Esta ação é muito importante para o desenvolvimento da formação integral de alunos da EJA. Ela serve, ainda, para melhorar o rendimento de nossos alunos e contribui, consideravelmente, na redução da evasão escolar do noturno. Com o evento, queremos enfatizar também que os alunos desse turno não estão excluídos do processo do esporte e que a Educação Física é, de fato, inclusa no processo de ensino-aprendizagem deles”, explicou.

Em 2017, o evento pretende envolver mais de 1,5 mil alunos de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Semed, em jogos individuais e coletivos. Segundo o coordenador da atividade desportiva, Ronnie Melo, neste ano houve uma mudança no formato da 5ª edição com objetivo de envolver mais alunos. “A novidade desta 5ª edição é que não haverá seletivas, porque a intenção é reduzir a quantidade de dias das disputas para atrair mais times e, assim, envolver um número maior de participantes”, disse.

O coordenador explicou, ainda, que as modalidade individuais acontecerão nos mesmos horários e locais, que ainda estão sendo definidos, mas os atletas terão a chance de competirem na Vila Olímpica e Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. “A ideia é que os alunos possam socializar, torcer pelos seus colegas, se conhecerem melhor. Para isso, vamos buscar praças esportivas de qualidade, para que os alunos se sintam motivados a participar das competições e que tenham a mesma oportunidade do aluno do diurno”, enfatizou.

O Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Weyder Afonso, a ação é umas das estratégias pedagógicas para manter o aluno do noturno motivado. “Esse movimento é um grande diferencial na aprendizagem de jovens, adultos e idosos atendidos pela rede municipal de ensino. Educação Física e Arte são duas ciências que contribuem efetivamente, entre outras coisas, para abrir a mente desses jovens e idosos para aprendizagem, colaboram para o bem-estar, saúde, disposição física e emocional para enfrentar a vida, além de trabalhar a cidadania”, reforçou.

Abertura e expectativa

A abertura contou com apresentações e uma cerimônia típica de um evento olímpico, iniciando com coreografia encenada por educadores da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, seguida da entrada de porta-bandeiras de representantes das DDZs da rede municipal. O evento teve ainda a entrada do fogo olímpico e acendimento da Pira Olímpica, além do juramento do atleta, realizado por Luan de Oliveira, aluno da 4ª fase B, da Escola Municipal Elvira Borges. A cerimônia terminou com a saída das delegações.

A aluna da 5ª fase da EJA, da Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, Alessandra Fontes, disse que está ansiosa para começar as competições e que lutará pelo 1º lugar na queimada. “A expectativa é muito grande. Todo o time de queimada da Escola Francisco Nunes está treinando e se esforçando muito para levar o título de campeão em 2017”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *