Programa Novo Mais Educação atenderá a oito mil alunos da rede municipal

Manaus (AM) – A abertura do Programa Novo Mais Educação foi realizada nesta quinta-feira, 14/3, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), zona Sul de Manaus. O evento contou com a presença de diretores e articuladores das escolas da Prefeitura de Manaus, que por meio de vídeos e de palestra receberam informações sobre o projeto, que atenderá a mais de oito mil alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Programa é uma ação do Ministério da Educação (MEC) e regido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Na rede pública municipal de ensino, 81 escolas foram contempladas com recurso do Programa, que executará as atividades este ano, beneficiando aproximadamente 8.378 alunos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (3º ao 9º ano).

Os estudantes receberão acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, além de desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer. A carga horária do acompanhamento é de cinco ou 15 horas semanais no turno ou contraturno.

O Programa visa ainda contribuir para redução do abandono, reprovação, distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar, como melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos contemplados.

“O Programa Novo Mais Educação contribui para o fortalecimento da aprendizagem dos nossos alunos, que são selecionadas pelos professores e encaminhadas para o Programa. Com isso esperamos fortalecer os nossos resultados com qualidade e consequentemente garantindo um futuro melhor para os nossos estudantes”, comentou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa.

O Programa inicia nas escolas no dia 1º de abril e o primeiro momento do encontro será de orientação do funcionamento do mesmo nas unidades e também para apresentar todos os setores da Semed que estarão envolvidos nesse processo.

Coordenação

O Novo Mais Educação é coordenado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e terá apoio das Divisões de Avaliação e Monitoramento (DAM), do Ensino Fundamental (DEF) e de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). “Nesse processo, a Semed conta com o apoio de vários departamentos que atuarão na intervenção pedagógica, avaliação e formação desses mediadores e facilitadores para que seja realizado um planejamento”, informou Jussara Marques, chefe do Dage.

Os articuladores são assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Semed, que acompanharão o processo junto com os professores e mediadores das turmas. “Nós fazemos todo o acompanhamento da parceria entre professor e mediador, programando os conteúdos que serão trabalhados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, visando superar as dificuldades dos alunos, utilizando vários métodos pedagógicos”, explicou Aliete da Silva, articuladora da DDZ Leste 2.

Oportunidade

Os interessados em fazer parte do Programa devem estar cursando o 5º período de Língua Portuguesa, Matemática ou Pedagogia e entregar o Curriculum nas DDZs que gerenciam as escolas da Semed. Os mediadores selecionados recebem uma bolsa no valor de R$ 400 Reais a R$1,2 Mil Reais, que correspondem ao transporte e alimentação. A atividade é considerada de natureza voluntária definida na Lei nº 9.608, de 18 de Fevereiro de 1998, sendo assim obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando, portanto, vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Contatos das DDZs

DDZ Sul – 3631-8840

DDZ Oeste – 3239-2878 / 2842

DDZ Norte – 3581-2998

DDZ Centro-Sul – 3648-2837-3581-7675

DDZ Leste 1- 3248-5997 / 3249-3152

DDZ Leste 2- 3644-9857

DDZ Rural – 3548-5730

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *