Prefeitura reforça prevenção a acidentes no Dia do Motociclista

Manaus (AM) – Condutores de motocicleta que circulavam na avenida Beira Rio, bairro do Coroado, zona Leste, na manhã desta sexta-feira,26/7, participaram do Projeto Cine Moto, coordenado pelo setor de educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) Gestão de Trânsito. A programação foi realizada em frente à sede da 11º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e fez parte das ações da Prefeitura de Manaus em comemoração ao Dia do Motociclista.

O projeto “Cine Moto” reforça a orientação educativa como forma de reduzir acidentes de trânsito entre os motociclistas, motoboys e moto taxistas. Durante a atividade, os condutores flagrados em situação irregular foram convidados a assistir filmes e palestras com conteúdo preventivo.

As palestras foram proferidas por uma equipe multidisciplinar formada por educador do IMMU/Trânsito, representante do Centro de Educação de Trânsito da Moto Honda, médico do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e por um representante da Polícia Militar. Além do vídeo sobre comportamento seguro no trânsito, os participantes também receberam orientações sobre como evitar infrações, acidentes de trânsito e como se comportar em uma blitz policial.

Para o educador do IMMU/Trânsito, Warrison Freitas, o projeto “Cine Moto” segue a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que os acidentes de trânsito sejam reduzidos. “A blitz educativa é justamente para que os condutores se conscientizem de que o trânsito faz muitas vítimas e que eles podem colaborar com a própria segurança e com a dos outros. Medidas preventivas, o respeito às leis e a manutenção da motocicleta contribuem para o trânsito mais seguro”, alertou.

De acordo com o comandante da 11ª Cicon, Derquian Machado, o Cine Moto é uma ação preventiva e educativa. “Percebemos que os condutores se comprometem a dirigir com mais disciplina após as orientações dos educadores”, constatou.

Orenei Campos, motoboy há mais de 10 anos, foi convidado a assistir aos vídeos. “Compreendi a importância dos equipamentos obrigatórios para quem conduz motos, pois são fundamentais para evitar acidentes. Saio desta palestra mais consciente”, assegurou.

O projeto ”Cine Moto”, idealizado pela Polícia Rodoviária Federal, é coordenado em Manaus pelo IMMU/Gestão de Trânsito, com apoio do Programa Vida no Trânsito. Para solicitar ações educativas do IMMU/Trânsito, entrar em contato pelo e-mail educacao.manaustrans@pmm.am.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *