Prefeitura promove ação do Julho Amarelo na praça da Matriz

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai promover na próxima quarta-feira, 31/7, na praça da Matriz, no centro da cidade, das 8h às 16h, atividade da campanha Julho Amarelo para o combate às hepatites virais.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, a programação é mais uma estratégia da campanha que tem como meta a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, executada por todas as unidades de saúde.

“Durante o mês de julho, as unidades de saúde estão intensificando a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C, a oferta de vacina contra hepatites A e B, e a distribuição de preservativos para evitar a transmissão da doença por meio da relação sexual, além do trabalho de Educação em Saúde com orientações sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento”, informa Rita de Cássia.

Na programação na praça da Matriz, que será executada com o apoio de profissionais dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, a população também terá acesso aos serviços de vacinação e testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV, por meio da unidade móvel.

O público-alvo principal da ação é formado por pessoas que trabalham, frequentam e transitam no centro comercial de Manaus, mas qualquer pessoa interessada pode participar, preferencialmente apresentando o cartão de vacina para as ações de imunização.

Transmissão

A hepatite é uma doença que se apresenta com a inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus dos tipos A, B, C, D e E, e levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.

Os tipos B e C têm transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.

A lista com o endereço das 183 Salas de Vacina e as 156 unidades de saúde com oferta de teste rápido para hepatites B e C pode ser acessada no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *