Prefeitura + Presente atendeu 1,6 mil pessoas no Armando Mendes

Manaus (AM) – Com a proposta de aproximar a população do poder público, o programa itinerante “Prefeitura + Presente” realizou 1.600 atendimentos, além de ações de saúde e social, na Escola Municipal Rui Barbosa Lima, no bairro Armando Mendes, zona Leste da capital, neste sábado, 16/6. Foram 29 órgãos municipais, estaduais e parceiros reunidos em um só lugar para dar soluções mais rápidas às demandas da população, sobretudo daquelas mais afastadas da região central.

A ação é coordenada pela Ouvidoria e Serviço de Proteção ao Consumidor de Manaus – Procon Manaus. “É um grande shopping da cidadania. Oferecemos no bairro os serviços que nós temos nas secretarias e muitos moradores têm tanta dificuldade, por questões inclusive logísticas, de ter acesso, então nós somos quase 200 servidores e parceiros envolvidos, para oferecer em uma manhã esses atendimentos”, comentou o coordenador da Ouvidoria e Procon Manaus, Rodrigo Guedes.

Para a estudante Luana Farias, 30, a ida da prefeitura até aos bairros facilita muito aos moradores. “Fui muito bem atendida e gosto muito deste tipo de ações que levam os serviços até a gente”, disse.

Segundo Rodrigo Guedes, o calendário do resto do ano já está fechado. “Junto com o prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, já organizamos o calendário de ações até dezembro e já estamos planejando o próximo ano”, afirmou.

Outros serviços

Há 12 anos levando alegria e conscientização ambiental, os Garis da Alegria, grupo teatral da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), animaram as crianças que participaram da ação itinerante da prefeitura na comunidade Rio Piorini. Brincadeira e um repertório de cunho educativo fizeram parte da programação.

Entre os serviços mais procurados, a emissão de documentos registrou 80 atendimentos para a 1ª via de RG.

Outros órgãos parceiros da prefeitura no projeto também participaram dessa edição. Entre eles: Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Civil, Polícia Militar, Manaus Ambiental, Ouvidoria Geral do TRT-11ª Região, Eletrobras Amazonas.

Na área reservada à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) foram realizados mais de 50 atendimentos relacionados a orientações sobre Passe Livre, informações do cadastro no serviço de transporte direcionado a pessoas com mobilidade reduzida, o Transporta, além do registro de reclamações de linhas de ônibus. Educadores do órgão também atenderam crianças que puderam receber informações sobre direitos e deveres no uso dos ônibus, com foco no respeito aos assentos preferenciais.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 11 mamografias e 25 ultrassonografias, além de 50 atendimentos médicos, 70 medições de pressão arterial, 33 medicamentos dispensados e 40 atendimentos com nutricionistas.