Prefeitura intensifica ações de limpeza na zona Leste

Manaus (AM) – As equipes do mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus continuam percorrendo diversos bairros da zona Leste da cidade. Nesta segunda-feira, 11/3, os trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estavam presentes na comunidade Novo Reino, bairro São José, além da Comunidade Valparaiso, no bairro Jorge Teixeira.

Mesmo sob forte chuva, uma grande equipe da Semulsp percorreu toda a margem do igarapé localizado na rua Montenegro, na comunidade Novo Reino, retirando todo tipo de entulho que possa vir atrapalhar o fluxo da água e provocar futuras alagações. O trabalho foi acompanhado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

“Com a chuva forte, fazer asfalto seria jogar dinheiro fora, então entramos com a draga para realizar a limpeza do igarapé e estamos vendo os demais problemas e defeitos do bairro. Fazemos aquilo que é possível fazer, mas não ficamos de braços cruzados, seja na chuva ou no sol. Vamos limpar o igarapé para evitar futuras alagações e não prejudique os moradores”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Para que o trabalho de limpeza tenha um efeito proveitoso por mais tempo, o apoio e a conscientização da população é fundamental. “Fica também o nosso apelo para que os moradores evitem ocupar as margens do igarapé com entulhos, detritos e outros materiais que dificultem a manutenção, não é um tipo de lugar que caiba ocupação. Estamos limpando e tomando providências para que essas ocupações indevidas não ocorram novamente”, informou Paulo Farias, secretário da Semulsp.

Para a aposentada Maria Odete, 61, o fato de a prefeitura ter atendido ao pedido dos moradores não diminui a responsabilidade deles de também cuidar do bairro. “Nós pedimos e a prefeitura atendeu, mas nós moradores temos que parar de jogar lixo na rua, que acabam no igarapé. Depois que inundar e alagar as casas, não podemos culpar só os órgãos responsáveis. Temos que fazer a nossa parte também”, salientou.

Valparaíso

Com serviços de capinação, coleta de entulhos, raspagem de meio-fio e varrição, o mutirão de limpeza também está na comunidade Valparaíso e reúne cerca de 60 trabalhadores para atender o local, que conta com aproximadamente 15 mil moradores.

Renato dos Santos, morador da rua Mapixi, contou que a principal demanda da maioria dos moradores da sua rua era de poda das árvores. “Aqui têm muitas árvores. Maior parte do material que estamos descartando é de galhos das plantas que a prefeitura está aparando. Estávamos precisando muito dessa limpeza”, comentou.

Charles Pereira, comerciante e que também mora na comunidade Valparaiso, aproveitou a passagem do mutirão para descartar um freezer. “Acho que aqui não existe muito esse problema de entulhos espalhados, mas é sempre importante uma limpeza profunda nas ruas. Então, estou muito grato pelas equipes estarem trabalhando aqui”, disse.

A Prefeitura de Manaus já realizou 20 serviços de mutirão de limpeza (que leva todas as modalidades de limpeza diretamente aos bairros) nesses primeiros meses do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *