Prefeitura inicia inscrições para Jogos Adaptados

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 1º/7, as inscrições para a 8ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). Podem participar todas as escolas municipais, estaduais, instituições parceiras e escolas particulares que desenvolvem trabalhos com pessoas com deficiência. O Jaavas é considerado o maior evento de esporte e educação do Amazonas e já atendeu aproximadamente 23 mil pessoas em todas as suas ações. A expectativa é atender na edição deste ano, 3,5 mil alunos no período de 21 a 28/8, quando se comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Mobilidade reduzida.

O Jaavas é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), e as inscrições podem ser feitas pelo site www.semed.manaus.am.gov.br/jaavas.

O objetivo da disputa é mobilizar a comunidade educativa, que faz parte do processo educativo de inclusão de pessoas com deficiência, a fim de que todos participem e sejam responsáveis pela construção do processo educativo, para oportunizar o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos e favorecer a participação nas mais diversas atividades.

Os jogos terão as modalidades de atletismo, basquetebol (fundamentos), voleibol sentado, natação, queimada, futsal, goalboal, tênis de mesa, circuito motor, dominó adaptado, bocha, dama, judô, peteca ao alvo, boliche adaptado, tiro com arco, mergulho e corrida de revezamento na piscina.

A coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, disse que para se inscrever é necessário entrar no site da Semed. “Podem se inscrever pessoas a partir de um ano e meio. Alertamos as escolas que inscrevam os alunos e as pessoas com deficiência, porque é uma forma de fazermos inclusão por meio do esporte. Uma forma de darmos oportunidade para que elas possam participar e mostrar que têm potencial”, comentou.

Jaavas Kids

As inscrições da 8ª edição do Jaavas Kids ocorrem paralelamente e no mesmo período do Jaavas. Os jogos vão atender crianças de um ano e meio a seis anos de idade, independentemente da deficiência.

Para a coordenadora, o evento é muito importante, porque serve de estímulo para as crianças. “São jogos diferenciados em que fazemos outras adaptações, devido a idade e o nível de comprometimento. A equipe se reúne só para atender essa clientela, pois é um estimulo. Os pais participam do evento, sociabilizando e elevando a auto estima das crianças, pois temos a preocupação de começar desde cedo tudo isso”, disse.

O Jaavas Kids contará com atividades de condução de bola, corrida sobre o banco sueco, transporte de água, taco ao alvo, bola ao cano, vestindo a camisa, circuito, atletismo e natação.

Quem quiser mais informações sobre as inscrições da 8ª edição do Jaavas pode entrar em contato pelos números (92) 99962-4300/ 98427-7139.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *