Prefeito anuncia quatro UBSs móveis durante o Outubro Rosa

Manaus (AM) – O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou que já está em andamento o processo licitatório para aquisição de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Móveis. O anúncio aconteceu na quarta-feira, 2/10, na abertura da programação de ações alusivas ao Outubro Rosa, na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas das Mulheres, localizada na rua Araxá, conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul.

Acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, o prefeito destacou que a campanha reforça o alerta às mulheres sobre o câncer de mama e ao maior compartilhamento das informações sobre a doença, que é o principal tipo de câncer a afetar as mulheres no mundo.

Na capital amazonense, o Outubro Rosa também chama atenção para a prevenção do câncer do colo uterino, por ser o que mais atinge as mulheres amazonenses.

“Venho endossar completamente essa luta, pois sabemos que é uma coisa muito chocante ver as mulheres morrendo de câncer. Mais do que neste mês, temos todos os dias do ano para lutarmos pela saúde das mulheres e também dos homens com sentimento de dever. Por isso, estamos lançando, e a licitação já está em andamento, para quatro UBSs móveis novas, para ir aos bairros onde a necessidade for maior. Todas estarão completamente à disposição das mulheres manauaras”, disse o prefeito.

A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, enfatizou que o mês de outubro é o momento de todos se envolverem, levarem informação às mulheres sobre a importância dos exames preventivos aos cânceres tanto de mama, como o de colo do útero.

“Nós temos esse trabalho de forma permanente na prefeitura em uma parceria entre a subsecretaria da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde, a nossa Semsa. Agora é o momento de sensibilizarmos o maior número possível de pessoas para conseguirmos erradicar essas doenças em nosso Estado”, informou Conceição.

Atendimento

Ao longo do mês, as UBSs intensificarão as ações referentes à temática, com abordagem de todos os sujeitos a quem as atividades se destinam: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com a vacina contra o HPV; mulheres de 25 a 64 anos, com exames preventivos; e mulheres de 50 a 69, com exames de mamografia; além da população em geral com atividades educativas.

“Serão várias atividades voltadas à prevenção permanente, além de oferecer os exames de colo de útero e preventivo de câncer de mama, como fazemos durante todos os dias do ano. E também a vacina contra o HPV aos nossos adolescentes”, explicou o secretário de Saúde, Marcelo Magaldi.

As ações do Outubro Rosa 2019 serão coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e terão a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed), Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e Casa Militar, além da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Campanha

Anualmente é celebrado no mês de outubro o movimento denominado Outubro Rosa, que teve início nos Estados Unidos, na década de 90. No Brasil, a partir de 2002, passou a ser realizado, inclusive dando ênfase também ao câncer de colo do útero, que atualmente é a primeira incidência de câncer nas regiões Norte e Nordeste do país.

No Amazonas, o câncer de colo do útero está à frente do câncer de mama em incidência, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV (chamados oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas no exame Papanicolau (conhecido também como preventivo) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *