PMM inaugura novo espaço para o Cadastro Único

Manaus é a quarta colocada no acompanhamento familiar de pessoas inseridas do Cadastro Único (CadÚnico) no Brasil, e para alcançar uma colocação ainda maior na prestação de serviços às pessoas em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Manaus inaugurará, na próxima sexta-feira, 27/10, mais um espaço de atendimento do CadÚnico.

A Subcentral do Cadastro Único, como será chamada a nova estrutura de atendimento, está localizada na Galeria dos Remédios, rua Miranda Leão, Centro. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os serviços oferecidos na Subcentral serão: inclusão, processo de atualização e verificação de auditoria.

O executivo municipal tem buscado alternativas para a melhoria do atendimento à população que procura diariamente a Central do CadÚnico que fica na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), para resolver assuntos relacionados aos programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

De acordo com o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, diversas estratégias e boas práticas da gestão do CadÚnico e Bolsa Família estão se tornando realidade no município. “Estamos com um leque amplo para resolver todas as solicitações que se apresentam. Trabalharemos com doze cadastradores na Galeria dos Remédios e estamos com uma previsão de atendimento diário de 250 a 300 pessoas”, disse.

Seguindo um cronograma, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) separa os usuários por grupos, com períodos específicos, para a realização da atualização cadastral, evitando o bloqueio do benefício, porém muitos deixam para a última hora e acabam enfrentando longas filas. Pensando nisso, a Semmasdh está se organizando para aprimorar e descentralizar o serviço, facilitando o acesso.

Mudança

Em fase testes, nos dias 26 e 27, o atendimento do CadÚnico será, excepcionalmente, realizado na SubCentral do Cadastro Único, de 8h às 16h e não na sede da Semmasdh.

Outros serviços como emissão de carteira do idoso, carteira de trabalho, entre outros permanecem na sede da secretaria, localizada na avenida Ayrão, Centro.