Inscrições para a Semana do Orçamento Público vai até o dia 31

Manaus (AM) – As inscrições para a 10ª edição da Semana de Estudos Sobre o Orçamento Público da Prefeitura de Manaus seguem até o dia 31 deste mês. Podem participar estudantes e profissionais das áreas de Contabilidade, Economia, Administração, Direito, servidores públicos e sociedade em geral. Os interessados devem efetivar suas inscrições por meio do endereço eletrônico: http://sgce.manaus.am.gov.br. Os participantes receberão certificados com horas complementares.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Com o tema, “Investimento Público & Equilíbrio Fiscal”, a Semana de Estudos Sobre o Orçamento Público acontecerá no período de 6 a 8 de agosto, no auditório Isabel Victória de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, nº 2.971, Compensa, zona Oeste.

“O tema sugerido vai ao encontro da gestão austera do prefeito Arthur Virgílio Neto, com o equilíbrio das contas públicas de Manaus, que está classificada com o conceito ‘triplo A’, o nível mais alto dos indicadores de liquidez, poupança corrente e endividamento, que compõem a metodologia de avaliação do Capag (Capacidade de Pagamento dos entes federados) da Secretaria do Tesouro Nacional, além de termos uma das previdências mais sólidas do País”, salientou o secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Lourival Praia.

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Manaus tem feito o “dever de casa”, e com isso garantido investimento para obras em toda a cidade. “O prefeito Arthur Neto quer levar esses resultados à sociedade e nada melhor do que explanar tudo num evento sobre orçamento público com convidados e a sociedade”, complementou Praia.

Para discutir o tema, já confirmaram presença o auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Éder Vogado, e o consultor Matheus Teixeira, que já atuou em grandes companhias nacionais e internacionais desenvolvendo estratégias voltadas para o aumento de resultados em eficiência e economia.

Evento

A Semana de Estudo sobre Orçamento Público é promovida pela Prefeitura de Manaus desde 2010 e atende à Lei Municipal nº 1.341 de 2009, que instituiu a Semana do Orçamento Público e, desde então, passou a ser uma ferramenta de inclusão e aproximação da sociedade no processo de elaboração do orçamento do município.

Para o secretário da Semad, Lucas Bandiera, a atividade é oportuna para esclarecer a população sobre questões que envolvem recursos públicos. “Com esse evento, discutimos, junto ao cidadão, formas de arrecadação e gasto do dinheiro público. O assunto é de interesse não apenas de quem atua diretamente na área, mas de todos os cidadãos que desejam saber mais sobre Orçamento Público”, observou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *