Complexo Viário da Constantino Nery recebe estacas para escavações

Manaus (AM) – A construção do complexo viário Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, entra em nova fase, recebendo as estacas de contenção para dar início às escavações subterrâneas. Nesta quinta-feira, 23/5, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, visitou o canteiro de obras onde homens e máquinas trabalham para garantir o avanço das obras e o cumprimento das metas.

“Cada pontinho branco desses corresponde a um estaqueamento provisório e depois virá o definitivo. O movimento de terra é grande e é de se observar como o panorama mudou e já se vê um caráter de obra, já ultrapassamos aquela fase de demolição. Agora é construção. Estamos avançando muito bem”, afirmou o prefeito em visita técnica à obra.

No local, a perfuratriz faz o trabalho de escavar profundamente para a colocação das 38 estacas de concreto com 12 metros de profundidade, que irão fazer a contenção do solo e possibilitar o início das escavações subterrâneas, que vão dar forma ao anel viário.

Apesar de estar localizada em uma das vias mais importantes para o tráfego de veículos e de passageiros no eixo Norte-Sul e Leste-Oeste da cidade, o prefeito avalia que a população compreende a importância da obra, sem reclamações insistentes quanto ao trânsito nas proximidades, porque, ao final, vai saber que ganhou.

“A população sabe que esta é uma obra de extrema importância para a cidade, sob todos os aspectos: viário, de mobilidade urbana e turístico. E a população apoia, inclusive, com o silêncio. Quando não está se queixando, está pacientemente esperando que resolvamos essa questão”, destacou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, a obra apresenta resultado acima do projetado no cronograma dos primeiros 30 dias. Toda a etapa de preparação, como desapropriações e demolições, já foi feita, faltando apenas algumas unidades da segunda etapa.

“Todo o material já está na obra, a perfuratriz já está fazendo a perfuração para as estacas provisórias, que é o que vai fazer a contenção do meio da Constantino Nery para dentro da obra. O movimento de terra já é grande, pegando o alinhamento do nível da trincheira e estamos, inclusive, acima do cronograma”, afirmou Aguiar, informando que na próxima segunda-feira, 27/5, está previsto o início da perfuração para as estacas definitivas, que ficarão na longitude da passagem subterrânea. “Após isso, e as estacas atingindo seu tempo de cura, começam as escavações”, completou o secretário.

Outras obras

Quarenta e cinco dias é o prazo estimado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para a conclusão dos trâmites legais para o início da obra de construção de um novo complexo viário, desta vez na bola do Manoa, zona Norte. “O Manoa está no processo de licitação, mas já estamos com tudo pronto para, uma vez liberado do processo de licitação, também entrarmos em ritmo intenso”, afirmou o prefeito.

Outra obra muito esperada, a recuperação viária do Distrito Industrial, também foi iniciada na segunda-feira, 20/5, e segue em ritmo acelerado. “É hora agora de deixar a gente trabalhar, fazer o que tem que fazer. O dinheiro existe, está provisionado, reservado para esta obra, todos os três lotes estão licitados, é hora de torcer a favor, não ter trique-trique e simplesmente deixar a gente trabalhar”, afirmou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *