Comissão inicia intervenções nos corredores viários da cidade

Manaus (AM) – Prefeitura de Manaus intensifica as intervenções para melhorar a paisagem urbana, com paisagismo, obras de infraestrutura e ordenamento. Uma nova frente foi iniciada nas avenidas Djalma Batista e Darcy Vargas, próxima às passarelas adotadas pelo Amazonas Shopping, por meio de parceria com o município. Além de serviços de reparo e pintura nos pavimentos das calçadas, estão sendo plantados jardins com aproximadamente mil mudas de espécies ornamentais.

O trabalho faz parte das ações da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município, presidida pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é formada em arquitetura e urbanismo.

“Essa é uma das primeiras ações integradas da comissão, que pretende realizar até o final do ano diversas intervenções de grande impacto em diferentes pontos da cidade. Esse trabalho é importante porque embelezam a cidade e despertam no cidadão o sentimento de pertencimento, o que faz com que ele tenha a tendência de cuidar mais e melhor do que é seu. As secretarias estão trabalhando integradas às parcerias público-privadas e os resultados tendem a ser positivos para todos”, afirmou a presidente da comissão.

A equipe de trabalho tem como competência dispor sobre a organização, modernização, harmonização e embelezamento da cidade, além de identificar os pontos que possam receber melhorias em paisagismo e urbanismo. Conforme Valeiko, o trabalho visa fazer o diagnóstico, buscar parcerias, planejar as ações e acompanhar as execuções. “Identificamos as pessoas que residem ou fazem uso dos espaços que serão recuperados para que elas também sejam integradas ao projeto e ao desejo de promover uma mudança positiva”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio do Programa Ornamenta Manaus, ficou responsável pela implantação de jardins em áreas disponíveis no perímetro entre as duas passarelas do entorno do Amazonas Shopping, enquanto a Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) atuou na captação do parceiro para adoção das estruturas e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou os reparos e pintura dos passeios públicos.

Paisagismo

As espécies utilizadas no paisagismo da área são dracena, alamanda, ararinha e alpínia. As áreas de borda receberam grama e farão a composição com mudas arbóreas plantadas no entorno, entre elas a murta, espécie de porte reduzido e que dá flores brancas, experimentalmente sendo introduzida nas ações de arborização. “A ideia foi compor desenhos geométricos com o colorido das flores e folhagens em todos os canteiros existentes na área. O impacto visual se dará com o conjunto das intervenções”, explicou o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

A área foi escolhida por conta da adoção das passarelas pelo Amazonas Shopping. “Estabelecemos uma matriz de priorização e cada órgão que integra a comissão elencou áreas de intervenção”, explicou o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga.

Além da presidente do Fundo Manaus Solidária e da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município, a equipe é composta pela secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves; pelos secretários da Seminf, Kelton Aguiar; da Semmas, Antônio Nelson; e de Limpeza Urbana, Paulo Farias; além do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka; da coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Nathacha Miwa; e da consultora do Instituto Aquila, Michelle Barreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *