Com nova estrutura, Sine Manaus tem recorde de aproveitamento de vagas

Mais de 80% das vagas de emprego disponibilizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, estão sendo ocupadas por trabalhadores que procuram um dos seis postos de atendimento. Um alto gigantesco no aproveitamento de vagas, que saiu de 23%, no início da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, para os atuais 84%. O resultado é fruto de um esforço desenvolvido para descentralizar as ações do Sine Manaus, levando-o para todas as zonas da cidade, melhorando a estrutura e condições de trabalho dos servidores e o atendimento aos clientes.

Nesta segunda-feira, 22/10, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) deu mais um passo na consolidação desta estratégia, com a inauguração da nova sede do Sine Manaus, na avenida Constantino Nery, São Geraldo, zona Centro-Sul, que substitui, definitivamente, a antiga estrutura conhecida como “garajão”, no Centro. Com capacidade para atender mais de 500 pessoas/dia, a nova sede está localizada em uma área central da cidade e de fácil acesso. Só durante esta manhã, 432 pessoas foram atendidas.

“Acabei de encontrar um moço que já saiu daqui com a sua cartinha para o emprego”, comemorou Arthur Neto. “Nós estamos substituindo a unidade do garajão, porque ela já não resolvia mais. A nova unidade é mais confortável, faz um atendimento digno para os que estão precisando de emprego e é um melhor ambiente para se trabalhar. Ao mesmo tempo, fica melhor posicionada e é um modelo para o trabalho do Sine”, afirmou o prefeito.

Com a nova unidade, a Prefeitura de Manaus amplia a descentralização dos serviços para quase todas as zonas da cidade. Antes da inauguração oficial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também foi oferecida a palestra gratuita “A importância da qualificação para o emprego”, com Djonatan Piehowiak.

“Estamos entregando a sexta unidade de atendimento para emprego, que também vai oferecer capacitações, com indicadores de inserção no mercado, e que demonstram que estamos no caminho certo. Então, esse novo Sine representa muito além que apenas oferecermos mais oportunidades de trabalho, é um crescimento significativo para a cidade”, avaliou Arthur.

Segundo a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, os avanços nos indicadores de aproveitamento de vagas premiam o esforço feito pela prefeitura para adequar, ampliar e melhorar a oferta desses serviços à população. “Nós tivemos esse avanço fazendo uma série de esforços. E um deles foi melhorar a nossa infraestrutura. Ampliamos de três para seis os nossos postos de atendimento, todos nesse padrão. Com isso, melhoramos o atendimento e o aproveitamento das vagas”, disse.

Eduardo Nogueira foi uma das primeiras pessoas a ser atendida na nova sede. Ele busca uma vaga na área de logística e fez elogios aos serviços. “O atendimento está muito mais ágil, a gente está chegando e sendo atendido bem rápido, com muita educação. O pessoal realmente está preparado para atender e gostei do ambiente também”, afirmou.

Estrutura moderna

Com 916,57m², o novo Sine Manaus conta com dois andares e uma estrutura moderna e mais ampla, dentro do padrão atual dos novos prédios que a Semtrad tem inaugurado. A capacidade de atendimento é de 500 pessoas por dia, em uma estrutura de 12 guichês e salas para pré-seleção e treinamento, além de estrutura exclusiva para Pessoas Com Deficiência (PCDs).

“Tivemos a preocupação de atender a todos, principalmente os PCDs, que encontrarão salas e banheiros adaptados e exclusivos para eles”, explicou a diretora do Sine Manaus, Letícia Mesquita. “Essa inauguração é um sonho não só para a população, mas também para os servidores, que aguardavam ansiosos a nova sede dentro dos novos padrões”, complementou.

Postos do Sine Manaus

O Sine Manaus, que faz parte do Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho, administrado no município pela Semtrad, tem agora seis postos de atendimento. São eles:

1. Posto Galeria Espírito Santo – Somente para emissão de primeira e segunda vias de carteira de trabalho. Funciona das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira, na rua 24 de Maio, esquina com rua Joaquim Sarmento, s/nº, Centro.

2. Posto Galeria dos Remédios – Funciona de segunda a sexta-feira, exclusivamente para emissão de primeira e segunda vias de Carteira de Trabalho, das 8h às 13h30, na rua Miranda Leão, Centro.

3. Posto Ouvidoria (Procon Manaus) – A partir do dia 23/10, funcionará somente para emissão de carteira de trabalho, primeira e segunda vias. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua Afonso Pena, nº 38, Bairro Praça 14, ao lado do Samu-192.

4. Posto anexo à Semef no Shopping Via Norte – Funciona para emissão e entrega de carteiras de trabalho (primeira e segunda vias), no 1º piso do Shopping Via Norte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760, bairro Monte das Oliveiras.

5. Posto Shopping Phelippe Daou – Realiza atendimentos de cadastro e encaminhamento para emprego, seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na avenida Camapuã, Jorge Teixeira, em frente ao Terminal 4.

6. Posto Constantino Nery – Realiza cadastros e encaminhamentos para emprego, além de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na avenida Constantino Nery, 1272, São Geraldo, um pouco antes da Sorveteria Glacial, sentido Centro-Bairro.